Unha Encravada (Onicocriptose)- pelo Dr.º Fabio Alex

Unha Encravada (Onicocriptose)

O tratamento é realizado com anestesia local e consiste na retirada parcial da unha doente. Recidivas são infreqüentes, mas podem ocorrer.

A unha encravada resulta na penetração da unha no tecido ao seu redor. Como conseqüência teremos intenso processo inflamatório que pode ou não estar acompanhar de infecção.

Freqüentemente é decorrente do corte inadequado da unha, uso de calçados inadequados ou pequenos, de ponta fina que comprimem os dedos, saltos altos que fazem a parte anterior dos pés e dedos ficarem sobrecarregados e  tênis apertado até predisposição genética.  A unha encravada quase sempre ocorre no halux (dedão) e causa dor, assim como perigo de infecção onde ela encrava na pele. Se acontecer uma infecção, ela pode se espalhar pelo seu pé ou outras partes de seu corpo. Caso haja infecção, primeiro deverá ser tratada a infecção e depois a remoção da área afetada.

Infecção na Unha Encravada

A prevenção sempre será o melhor remédio. Quando falamos em unha encravada os principais elementos a serem considerados são: corte a extremidade da unha a fim de que ela fique reta. Nunca corte em excesso e nem retire a cutícula; o uso de calçados abertos ou com ponta que permita adequada posição dos dedos.
Cortar as unhas regularmente, especialmente a do dedão. Use tênis de corrida que seja largo o suficiente na parte frontal para evitar a pressão e atrito contra a unha do halux, pode ser algumas atitudes para ficarmos livres da onicocriptose.

No início do encravamento, pode ser tentado o tratamento clínico com higienização freqüente e elevação da ponta que está penetrando o tecido, hoje já existem aparelhos como se fossem aparelhos dentários, que tracionam as laterais das unhas, fazendo com que estas extremidades não se dobrem para baixo.

Aparelho para Unha Encravada

Nunca tente cortá-la, pois determinará uma piora do quadro. Nos casos que não respondem, o tratamento é cirúrgico com a retirada parcial da unha doente. Recidivas são infreqüentes, mas podem ocorrer. Naqueles pacientes com tendência a ter unhas em telha (arredondada) é possível fazer abrasão da unha.

Anestesia: a cirurgia da unha e feita com anestesia local e na maioria das vezes não é necessário retirar toda a unha.

Unha Encravada

Cirurgia: a cirurgia é realizada através da remoção de parte da unha que esta causando o incomodo. Esta retirada é feita ate a matriz da unha. Veja o esquema a cima. A cicatrização se da por segunda intenção ou seja o próprio organismo se incumbe de produzir o tecido de cicatrização e esta unha removida não voltara mais a crescer neste local.

Durante o ato cirúrgico mostrando a unha afetada retirada.

Durante o ato cirúrgico mostrando a unha afetada retirada.

Outro tratamento pode ser feito usando uma técnica nova chamada fenolização de matriz ungueal. Ao invés de cortar a unha o dermatologista aplica um ácido que destrói parte da unha que estava encravada e o local cicatriza mais rapidamente sem necessidade de cortes e pontos.

Como vemos ainda o melhor tratamento e a prevenção. Quando falamos em unha encravada as principais dicas para evitá-las são: cortar a extremidade da unha a fim de que ela fique reta; nunca cortar em excesso e nem retirar a cutícula; o uso de calçados abertos ou com ponta que permita adequada posição dos dedos entre os já citados.





15 Comentários para “Unha Encravada (Onicocriptose)- pelo Dr.º Fabio Alex”

  1. Dra Mônica Berg Says:

    Querido Fábio Alex!
    Esse artigo, em conjunto do artigo do Dr. Anderson fazem uma abordagem muito ampla dos problemas e soluções para as unhas, um tema tão complicado.
    Mais uma vez, parabéns!!
    Grande abraço.

  2. vanda brandalise Says:

    Fabio

    Nao sabia que havia solucao para unhas encravadas .Sempre achei que a pessoa padecia pro resto da vida lamentando o modelinho da unha.
    Que informacao surpendente.
    Alias , suas reportagens, a cada semana ,trazem informacoes arrasadoras.
    Parabens.

  3. claudio Says:

    é dificil alguem cuidar da unha deste jeito, por isto é importante este esclarecimento, obrigado dr

  4. luciana carla figueiredo Says:

    dr. pelo amor de DEUS preciso urgentemente de um especialista igual ao senhor que more aqui no espirito santo, moro em vila velha, pode ser em vitoria tbm, olha não estou aguentando mais os 2 dedões do meu pé, estou á ponto de fazer uma loucura, não aguento mais sentir tanta dor, já fiz de tudo, já operei, já fiz tratamentos com podologos, acho que á unica solução será essa aplicação com o acido.
    Mas já pesquisei aqui e não achei nada, ninguem que faça isso aqui, tem 4 noites que não consigo dormir de dor mesmo tomando 3 rivotril pra ver se apagava e não sentia mais dor, mesmo assim acordada com muita dor, meu dedo ta muito inchado, latejando, saindo aquela carne esponjosa, pareçe que minha unha esta podre, esta minando aquela agua com sangue, um pouquinho de puz, estou tomando antibiotico, melhora, daqui há 15 dias a raiz da unha vai crescendo e vai entrando dentro da carne e começatudo de novo, tenho 38 anos desde os 12 anos que sofro com isso.
    PELO AMOR DE DEUS ME AJUDA.
    ABRAÇOS, OBRIGADO

  5. Bruna Says:

    Olá bom dia,

    a uns 10 anos tinha muita unha encravada dos dois dedões do pé,
    e o médico fez nos dois a cirurgia para retirada da matriz.
    Em um a unha ficou num tamanho razoável e no outro ela é super pequena, e quando coloco sapato fechado
    não consigo ficar por muito tempo, dói muito.
    Isso tem cura?
    Tem algum tratamento para ela voltar pelo menos em um tamanho razoável?
    Desde já agradeço à atenção.
    Abraço
    Bruna

  6. ricardo Says:

    gostaria de saber quanto custa esta cirugia da unha que estou precisando com urgencia pois não consigo trb
    e onde fica este consul

  7. Roberta Diniz Diogo Says:

    Meu marido fez a cirurgia de fenolização de matriz ungueal, a cerca de 15 dias, porém ainda esta muito enchado e com aquele aspécto de carne pisada ao lado
    Gostaria de saber se é normal ficar tanto tempo assim
    ele ja tomou cefalexina e azitromicina e reclama que a coceira é insuportavel, mas que não doi

  8. glaucilene Says:

    é necessario afastamento do trabalho pra esse procedimento ?

  9. ana flávia Says:

    meu pé está com a unha encrava e aida não axei nem um Dr que cuide da minha unhavai fazer 1 ano que ela esta assim e eu não aguento mas de dor ela estava melhor mas esta encravada novamente encravada e quero muito cuidar da minha unha…

  10. ana flávia Says:

    minha unha esta muito enflamada e não sei a que Dr eu vou faz 1 ano que ela esta assim quero muito que fike melhor por que a dor é insuportavel

  11. Neli Says:

    Oi Dr. Fábio!
    Por favor, o tecido onde a uha é grudada pode se refazer depois da unha ter sofrido micose e se descolado da pele?
    A unha só cresce normal até a metede do seu leito. Depois cresce descolada. fica muito feio.
    Obrigada.

  12. ANIELE Says:

    minha unha caiu quando eu tinha 5 anos, hoje com 20 anos eu tenho muita vergonha de usar sandálias e sapatos que deixem as unhas a mostra. a unha do dedão nasceu torta e é muito grossa. se eu apertar a unha eu sinto uma dor mas que é suportável… eu gostaria de saber se depois de tanto tempo a unha tem alguma solução e como fazer para deixa la com um aspecto bonito para eu não sentir vergonha de usar sandálias. obrigado eu aguardo sua resposta!

  13. simoni Says:

    Muito interessante a matéria sobre unha encravada. Interessante demais. É sempre muito bom estarmos cientes sobre nossa saúde. Adorei. Parabéns!!!

  14. celma Says:

    gostaria de saber que especialista procuro para cirurgia da unha.já extrair varias vezes,e o problema vem se repetindo, minha unha nunca mais foi amesma .tenho ate vergonha de ir ao salao de belesa

  15. Teima Says:

    Eu ja tirei 2 vezes a unha do mesmo pé;agora começou no outro e ja ta infeccionado e nao tenho coragem de ir denovo.O que vai acontecer se nao for tirar novamente?

Deixe um Comentário