Retirada dos Sinais de Pele – pelo Drº Fabio Alex

A cirurgia para retirada de sinais de pele depende de uma série de fatores como: estar localizado em uma zona inestética ( aquela que não é estética) da pele, como face e o paciente se sente incomodado com ele; ter características ou indicativo de malignidade ou quando o dermatologista tem dúvidas e quer fazer o diagnóstico correto da lesão.

sinais de pele

Este artigo destina-se a educação da população no sentido de ao fazer o auto-exame saber identificar lesões de pele, que contenha algumas características de cânceres de pele, visto que são patologias muito comuns em nosso meio.

Normalmente são chamadas de pintas, as lesões denominadas pelos dermatologistas de nevos melanocíticos. Pintas ou nevos são lesões planas ou elevadas, cuja coloração pode variar da cor da pele ao negro. Podem ser congênitos (quando presentes ao nascimento) ou adquiridos (quando surgem após o nascimento). Alguns ainda podem apresentar pêlos.

Os nevos podem ser pequenos, puntiformes ou até gigantes, aqueles que atingem grandes áreas do corpo.

nevos melanocíticos

A grande maioria dos nevos é benigno, porém alguns deles podem se transformar em CÂNCER de pele ( tema de artigos futuros). Portanto é importante sempre examinar as pintas. O conceito de que pintas de nascença são benignas nem sempre é verdadeiro, principalmente nos nevos gigantes.

Pintas e sinais escuros são muito freqüentes nos seres humanos e, quanto mais clara a pele e mais sol a pessoa se expôs em sua infância e adolescência, mais pintas o indivíduo deverá ter.

Em geral, toda pinta apresenta a possibilidade de transformação em câncer da pele. Felizmente, tal transformação ocorre apenas numa minoria dos casos. O que não significa que não devemos estar atentos para esta possibilidade. Na realidade, uma vez que estas lesões estão visíveis e em local de fácil acesso (a pele), isto permite a sua retirada, quando necessária, evitando problemas maiores para a saúde.

É exatamente por estes motivos que algumas “pintas” ou sinais devem ser retirados, mas não todos. Devem ser removidas apenas as lesões que justifiquem a remoção, evitando cirurgias desnecessárias e as cicatrizes resultantes. Sempre costumo dizer para meus pacientes que para aquelas lesões que não necessitam ser removidas, iremos trocar um sinal por uma cicatriz, por mínima que seja.

De uma maneira prática, devem ser retiradas:

1. As que têm características de malignidade:

  • Todas as “pintas” que sofram modificações (crescimento ou mudança de cor) num curto período de tempo (semanas ou meses);
  • Aquelas que coçam, ardem ou doem;
  • Sinais escuros nas plantas dos pés, palmas das mãos, couro cabeludo, dentro da boca ou nas mucosas dos genitais;
  • “pintas” que sangram.
  • Coloração: se numa mesma pinta começam a surgir várias cores como preto, azul, cinza, esverdeado, vários tons de marrom;
  • Tamanho: se a pinta vem crescendo ou diminuindo;
  • Bordas: observar se as bordas estão ficando irregulares;
  • Assimetria: se antes a pinta era redondinha e agora está ficando assimétrica.

2. Aquelas que ficam em zonas inestéticas e trazem constrangimento ao paciente: indicação puramente estética.

3. Aquelas em que o dermatologista tem duvidas e necessita de uma biopsia para confirmar o diagnostico

Dermatoscopia Digital

Sinais de nascença são tão ou mais perigosos que aqueles que surgem na juventude e podem ser retirados sempre que o resultado estético for vantajoso. O dermatologista é o profissional qualificado para avaliar se uma lesão realmente deve ou não ser removida. Porque quanto mais cedo for reconhecido, maiores serão as chances de cura através de procedimentos simples.

Um exame muito simples feito no consultório do dermatologista pode diagnosticar o melanoma com até 99% de certeza, mesmo em estágios iniciais, é a DERMATOSCOPIA DIGITAL. Ele se baseia nos critérios do ABCD, dá uma nota ou score às pintas e dependendo da nota a pinta será considerada benigna, potencialmente maligna ou maligna, sendo então encaminhada para retirada ou acompanhamento clínico.

Dermatoscopia

Dermatoscopia é uma ferramenta diagnóstica cada vez mais usada pelos dermatologistas. Trata-se de um sistema óptico capaz de ampliar as estruturas presentes na pele de 10 até 20 vezes, permitindo a visualização de elementos não visíveis a olho nu. Com o surgimento dos aparelhos portáteis, a técnica está cada vez mais difundida.

Entretanto, a experiência diz que quando uma pessoa “cisma” com uma pinta, vale a pena retirá-la.

Geralmente as pintas começam a aparecer na infância, tendem a aumentar em número até a meia idade, quando podem diminuir. Predisposição genética e exposição ao sol são os fatores que fazem com que algumas pessoas tenham mais pintas do que outras.

O número de pintas varia muito, pode ser única, mas maioria dos adultos brancos possui entre 10 a 40 pintas na pele, mas existem pessoas que tem até mais de 100 pintas!

Cirurgia para retirada das lesões:

Indicação: As lesões que forem suspeitas, isto é, aquelas que têm potencial de virar um câncer de pele, devem ser removidas através de uma pequena cirurgia. Chamamos de exérese excisional, onde retiramos toda a lesão. Caso ela seja grande demais e corra risco de ficar com uma cicatriz muito grande, primeiro se opta por fazer uma biopsia incisional, onde se retira somente parte da lesão aguardando o diagnostico para se programar o tratamento.

Anestesia:  Primeiramente é feita uma anestesia local

Ato cirúrgico: a incisão é feita com bisturi ao redor da lesão, onde deve-se deixar uma margem de segurança para que seja retirada por completa a lesão. O cirurgião dermatológico já pensando em um diagnostico, saberá qual é esta margem de segurança, uma vez que cada lesão em especial possui a sua. Ai esta lesão é dissecada e renovida. Cada local do nosso corpo deve respeitar uma direção na hora de se fazer a incisão para evitar cicatrizes muito aparentes, isso deverá ser de competência do cirurgião para realização.

Ato cirúrgico

Após a retirada é feita a hemostasia, ou seja, o sangramento deve ser contido. A sutura deverá ser feita da melhor e mais delicada maneira para que se evite cicatrizes de má aparência. Existem varias maneiras de se fazer a sutura e a escolha, dependerá do seu medico a escolha correta. O dermatologista envia então este material retirado para exame anatomo patológico onde o patologista, fará avaliação destas células.

Operatório

Pós operatório: por mínimo que seja o procedimento nunca devemos deixar de considerá-lo como um procedimento cirúrgico. O curativo normalmente permanece até o retorno do paciente.

Retirada de pontos: normalmente de 5 a 7 dias.

Importância do auto-exame

O autoexame é método para você examinar regiões do corpo de difícil visualização. É recomendado que se faça o autoexame a cada 3 meses.

Com a ajuda de um espelho de mão e um outro de parede você pode examinar o corpo todo, ou pedir a ajuda de um amigo ou parente para auxiliá-lo.

De todo forma o auto-exame vai auxiliar a visualização de lesões, porém é fundamental que pelo menos uma vez ao ano suas pintas sejam avaliadas por um dermatologista.

A Prevenção pode significar a diferença entre a gravidade das lesões pois apesar das altas taxas de incidência do câncer de pele os altos índices de cura ocorrem principalmente devido ao diagnóstico precoce.

Reforçando novamente os sinais de alerta, para que fiquemos atentos.

Sinais de alerta

  • Todas as pintas que sofram modificações (crescimento ou mudança de cor) num curto período de tempo (semanas ou meses);
  • Aquelas que coçam, ardem ou doem;
  • Sinais escuros nas plantas dos pés, palmas das mãos, couro cabeludo, dentro da boca ou nas mucosas dos genitais;
  • “pintas” que sangram.
  • Coloração: se numa mesma pinta começam a surgir várias cores como preto, azul, cinza, esverdeado, vários tons de marrom;
  • Tamanho: se a pinta vem crescendo ou diminuindo;
  • Bordas: observar se as bordas estão ficando irregulares;
  • Assimetria: se antes a pinta era redondinha e agora está ficando assimétrica.
  • Lesões que não cicatrizam sejam na pele ou mucosas
  • Mancha ou pinta, mesmo que de nascença que modifique de cor, tamanho, espessura ou bordos, ou apresentem coceira, dor, sangramento
  • Qualquer verruga ou espinha de pele, que sejam persistentes, aumentem de volume, cocem, doam ou sangrem com facilidade.
  • Manchas escuras (pintas) que se tornem mais pretas, bordos irregulares, elevadas, que sangrem com facilidade.

Se você possui alguma pinta ou sinal de pele com algumas destas características, procure um dermatologista. Na dúvida sempre é muito importante a avaliação de um profissional médico para lhe auxiliar e lhe orientar como proceder.





49 Comentários para “Retirada dos Sinais de Pele – pelo Drº Fabio Alex”

  1. claudio Says:

    são as novidades que ficamos sabendo somente atraves do dr Fabio, parabens,

    Se souber de alguma tratamento novo para Vitiligo , por favor publique rsrsrsr s

    Parabens um otimo final de semana

  2. vanda brandalise Says:

    Fabio

    Estamos nas tuas maos.
    O auto exame e’ nosso mas a palavra final e’ sua.Sem escapatoria, olhe-nos,olhe-nos olhe-nos….
    Como sempre muito bom o que voce nos esclareceu.

  3. ceci maria ferraz Says:

    Como sempre artigos excelentes .
    Parabens mais uma vez

  4. Stephany Mierza Says:

    Muito boa matéria Dr Fabio..
    shalom!!

  5. Eliane Piassi Says:

    Fabio adoro tudo que você escreve, aprendo muito com você.

  6. RIvecca Says:

    Exelente matéria..

  7. Rose Says:

    Adorei aprender um pouco mais sobre saúde com você, querido Dr. Fábio Alex. Não vejo a hora de ter minha pele do rosto avaliada e cuidada por você. Parabéns pelo artigo!

  8. Rosa Celeste Says:

    Fábio, amei , tudo sobre a matéria, artigos esclarecedores, parabéns

  9. Iraci Says:

    Dr Fabio muito sucesso o senhor merece… as pessoas amigas que estão acompanhando este portal, estão admirada com tantas informações objetivas.Obrigado

    shavua tov
    boa semana

  10. MARIA LAURA MARTIN DA CUNHA Says:

    PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSS,QUERIDO AMIGO DR.FABIO ALEX,AMEI A SUA APRESENTAÇÃO,NESSE SÁBADO 24 DE JULHO AS 22.HORAS E TRINTA MINUTOS,,NO PROGRAMA DO QUERIDÍSSIMO AMAURY JUNIOR,COM A DANIELA,NO DANI-SE,SUPER INTERESSANTE,QUE FACILIDADE,APÓS 5 DIAS,A SUA PACIENTE,TIRAR OS PONTOS,E QUE FACILIDADE,MUITO IMPORTANTE ESSA MATÉRIA,E VC COMO SEMPRE,LINDO E ELEGANTE,E SEMPRE PRECISO EM SUAS APRESENTAÇÕES,QUERIDO FABIOALEX,PARABÉNS E SUCESSO SEMPRE,SE PRECISAR DE MIM,ESTOU AS ORDENS,BJS,QUE DEUS TE ABENÇÕE E ILUMINE,HOJE,AGORA E SEMPRE.OPESSOAL QUE ESTAVAM NA CASA DA MINHA NORA A ALINE,NAMORADA DO BRENO,ACHARAM,VC,LINDO,INTELIGENTE,E UM ÓTIMO E EXCELENTE PROFISSIONAL,BJS.

  11. Gleice Says:

    Nossa, que materia interessante, precisamos ficar atentos a todas as manchas e lesoes…..
    Muito boas as orientações. Parabens!!!

  12. silvana Says:

    eu queria saber se tem como fazer remoção de sinal sem relevo de pele pois me de a resposta evie para meu email

  13. dafne Says:

    Olá meu nome e dafne e tenho um sinal no lado dos labios ele e um sinal medio nem mt grande e nem mt pequeno mas me incomodo mt com ele gostaria de saber si eu tirar ele se vai ficar alguma cicatriz aparente?

  14. ALESSANDRA DIB Says:

    Oi. Estou sempre aprendendo com vc!
    Aliás, tenho uma marca de nascença no pé. Ela não me incomoda em nada (se bem que não é muito bonitinha…). Quando eu voltar na clínica, mostro pra saber qual a sua opinião.
    Bj

  15. Mônica Berg Says:

    Oi Fábio….
    Estou preparando minha aula de lesões elementares e sinais para a Med. EStética e esse artigo deu umas dicas boas… posso aproveitar?
    Depois te passo a aula, ok! Quem sabe não vou pra SP pra dar essa aula aí tb?
    Grande beijo.

  16. anderson zei Says:

    parabens ao dr fabio pela excelente informaçao que nos presta

  17. Lucia Says:

    Tenho um sinal escuro, pequeno, no peito, que fica bem visível se usar um decote V. Fui a uma dermatoligista e ela já me encaminhou para um cirurgião oncologista. Na hora já fiquei apavorada. Mas lendo sua matéria já fiquei mais tranquila, pois pode não ser malígno.
    Abraço
    Lúcia

  18. Cleo Says:

    Dr. Fabio! Parabéns pelo artigo esta ótimo.. estu fazendo um trabalho pra faculdade e este artigo me ajudou muito..
    Que Deus o abençõe e Ilumine sempre o seu caminho!
    Um grande abraço!
    Beijos!!
    Cleo

  19. ANA MARIA Says:

    PARABÉNS PELA EXCELENTE MANEIRA DE NOS ORIENTAR. ME SENTI MAIS SEGURA APÓS TER LIDO SOBRE RETIRADA DE SINAIS. CONTINUE ASSIM E QUE DEUS TE ABENÇÕE.

  20. Alesi Says:

    No meu caso, eu tenho um sinal bem abaixo do nariz, ele é pequeno mas eu tenho medo q ele cresca interferindo na minah respiração.
    Quero retira-lo, mas fica cicatriz?

  21. JOSE RIBAMAR Says:

    Dr Fabio boa noite.Eu tenho uma mancha nas costas que está me incomodando muito,coça muito e agora está doendo, ela é varia muito de cor(vermelha , roxa, azulada,escura quase preta) por favor me ajude estou apavorado.Abraço
    Se não for muito incomodo, poderia enviar a resposta por email, obrigado.!!

  22. meireane Says:

    EU TENHO VARIOS SINAIS E UM DELES Q FICAVA NA ALTURA DO SUTIÃ ESTE CAIU E EU NAO SENTI. SO PERCEBI APOS O BANHO QUANDO ESTAVA ME ENXUGANDO AI ARDEU O LOCAL E QUANDO VI SO ESTAVA O BURACO POREM NAO SANGROU ISSO E PERIGOSO O Q DEVO FAZER?

  23. Brunno Says:

    ola..eu tenho varias pintas pelo corpo…e nao me sinto bem com elas…existe a possibilidade de um exame para saber se ela é benigna e a retirada a laser para melhor cicatrização??

  24. Sandro Says:

    Olá, li seu texto sobre retirada de sinais. Eu estou programa uma retirada de sinais na região do pescoço e ombro, sinais apareceram com mais ou menos uns dois anos atras. são pequenas pintas com grande concentração. Bom fora esses sinais tenho um problema que me incomoda bastante, eu tenho liquem simples cronico tenho 6 machas pretas nas costas desde dos 16 anos hj tou com 29. e essas manchas nunca sumiram, elas aparecem quando eu arranho quanto mais eu arranho mais escuras elas ficam ja usei diversos remedios, no ultimo dermatologista que fui, ele disse que essas manchas sao causas psicologicas provavelmente de ansiedade, fui ao psiquiatra tratar tomei uns remedio de tarja preta melhorei um pouco pareid e roer as unhas, ah tbm tinha dermatite seborreica e com remedios ela foi controlada hoje me sinto bem melhor. Mas as manchas da costa continuam eu queria saber se há possibilidades de retira-las por algum tipo de cirurgia ou pomada clareadora?
    eu nao tiro minha camisa pra nada, deixa d eparticipar de certos eventos como praias, clubes, piscinas etc. so por causa dessas manchas.

    obrigado…

  25. kátia cilene Says:

    TENHO ALGUNS SINAIS E GOSTARIA DE RETIRA-LOS COMO DEVO PROCEDER? MORO EM BELÉM DO PARÁ. O MEU NÃO COMENTARIO E SIM UMA PERGUNTA DESDE JÁ EU AGRADEÇO E VC.

  26. Roberto Says:

    Eu tinha dois sinais, um na parte superior dos labios, e outro na parte inferior, sendo os dois diferentes e hoje foi feita uma pequena cirurgia para a retirada dos sinais, mas o que me deixou preocupado foi o fato da medica dizer que teria de fazer um exame ANATOMO PATÓLOGICO.Será que devo ficar preocupado?

  27. daniela alves da cruz Says:

    ´BOA NOITE DR TENHO 28 ANOS E AO LONGO DO TEMPO VENHO PERCEBENDO QUE NA PLANTAS DOS MEUS PÉS VEM APARECENDO MANCHAS, ALGUMAS MARROM ESCURA E ALGUMAS ,CLARAS E ISSO VEM ME PREO CUPANDO OQUE PODE SER E OQUE DEVO FASER, DR TAMBEM TENHO UM CINAL NO CANTO DO MEU LABIO NO COMEÇO ERA APENAS UM SINAL MAS DEPOIS FOI FICANDO GRANDE E COM ASPECTO INCHADO ESTOU COM MEDO MANS TENHO MEDO ´.ME AJUDE E MUITO OBRIGADO´´

  28. Dr Fabio Alex Says:

    Katia, sinto muito mas nao conheço nenhum colega de Belem do Para para lhe indicar, mas com certeza um dermatologista de sua confiança fara este procedimento caso necessário. Abraços

  29. Dr Fabio Alex Says:

    Sugiro que procure um medico para que fiques tranqüilo e faça seu diagnostico. Pelo que descreve fica difícil sabermos diagnosticar. Procure um medico de sua confiança .

  30. Dr Fabio Alex Says:

    Querido Roberto não se preocupe, esta ‘e uma conduta de eleição para nos médicos, retirar a lesão e mandar para biopsia. Relaxe e aguarde o anatomo patologico. Normalmente o medico quando avalia, e a lesão tem característica benigna ele mandara a peca retirada para biopsia.

  31. Lucianno Oliveira Says:

    Olá, tenho um sinal enorme com o formato da bandeira do Brasil no peitoral. Ele é escuro e tem pelos em toda a região. Tem como fazer a retirada dele? Me incomoda muito. De já agradeço a resposta.

  32. Eliane Says:

    Dr.
    gostaria de saber é que eu tenho um sinal em cima do peito,meu pai tinha um igual, mais com esses comentario fiquei preoculpada, meu pai faleu com 86 anos mais nuk aconteceu na com o sinal o meu ñ mudar ném apresentem coceira,o que o senhor mim aconselha faz obrigada.

  33. Dr Fabio Alex Says:

    Olá Lucianno grato por seu comentário. Respondendo sua pergunta, provavelmente estamos frente a um NEVO DE BECKER, que é comum e de característica benigna. Teria que ser avaliado, pois dependendo da área e tamanho; vamos correr o risco de trocar este nevo por uma cicatriz que pode não ficar boa. Temos também a chance de realizar laser em alguns destes nevos e a coloração escura diminui bastante. Teria que passar em avaliação com um dermatologista e o mesmo lhe dirá a melhor saída.

  34. Dr Fabio Alex Says:

    Querida Eliane os meus comentários a respeito dos sinais de pele e quando ficar preocupados com ele foi somente para acalmar a população a respeito deles, e não pra preocupa-los. Ainda mais porque seu sinal como você disse, não sangra, não coça e não mudou de características. Fique tranqüila e para que fique ainda mais tranqüila, procure um dermatologista de sua confiança que faça uma dermatoscopia no local. Espero ter lhe acalmado. Gratão por seu comentário.

  35. Helena Says:

    Boa tarde, tenho 18 anos e tenho um sinal escuro na verilha com um diametro de 1 cm, nao gosto de sinais e muito menos de sinais como este num local que nao da jeito para nada, nem no verao com bikinis nao gosto que seja visto e por esse motivo gostava de saber se seria perigoso ser removido uma vez que se encontra na verilha.. percisava mesmo de saber .
    tenho este sinal desde que nasci, e a medida que fui crescendo, aumentou…

  36. nicole Says:

    Muito interessante este artigo, completo e fácil de entender! Parabéns.
    Nicole

  37. Pâmella Sá Says:

    Olá!
    Boa noite Dr fábio.
    Eu tinha uma pinta preta na face esquerda linda, só que aos onze anos de idade começou a surgir ao redor da pinta uma coloração branca de espessura fina,regular e discreta.Hoje tenho 22 anos e essa mancha branca despigmentou todo o meu sinal e está uma circunferência irregular. Passei anos da minha vida procurando esconder, até hoje me sinto encomodada com isso e tenho muito medo que cubra todo meu rosto. Na época procurei muitos profissionais e cada um contava uma história diferente e resultado que é bom nada,até que a pouco tempo fiz um tratamento com óleo de bergamota e na parte branca surgiu dois pigmentos marrom. Dr tudo é tão lento.

    Gostaria de saber com base no que mencionei o que o Dr acha do caso e se conhece alguma outra maneira mais rápida de pigmentação?

    Desde já agrageço!

  38. MARTA GERUZA HENRIQUE Says:

    olá boa noite, minha mãe tirou hoje um sinal no rosto, fazia oito anos que ela tinha retirado e com tempo
    nasceu no mesmo local na lateral esquerda do rosto, minha duvida é; se é normal sair no mesmo local depois de oito anos, o sinal não é grande, o médico falou para mim que era normal isso acontecer pq ele não estava inrraizado apenas na pele
    eu sou enfermeira e tb radialista e eu o auxiliei a cirurgia da minha mãe, foi tranquila a cirurgia graças a Deus, o médico me deixou muito segura junto com as enfermeiras de plantão falou tb a importância do resultado através da biopsia, minha passa bem e agora é só fazer os curativos em casa mesmo. e aguardar no máximo oito dias dependo do processo de cicatrização do sinal pelo menos foi o que o médico me falou.
    obrigada pela atenção
    Alexandria-RN, 12/04/2011.♥

  39. Lilian Says:

    Oi!
    Retirei nove nevos,quatro de meio centímetro e protuzo e 5 pequinininhos , alguns com cauterização e outros com bisturi e sutura. Os pontos foram retirados no décimo primeiro dia, dois abriram, eu percebi quando cheguei em casa e vi sangue, eles refizeram o curativo no outro dia e assim na outra semana, e depois falaram que eu poderia trocar em casa , hoje é o vigésimo quinto dia, troquei o curativo, coloquei o micropore apertado tentando aproximar as bordas, como foi a mim recomendado. Na sua opinião depois de vinte e cinco dias adianta colocar micropore para melhorar a estética da cicatriz, sendo que já está fechada, feia, na cor vermelho ecuro? Nossa!! se soubesse não havia retirado nenhuma por estética, porque ficou mais feio que antes.
    Aguardo resposta!
    Abraço!

  40. estrela Says:

    OI DR ..GOSTARIA DE SABER PQ UMA PINTA NA PLANTA DO PÉ PRECISA SER RETIRADA …MESMO PQ ELA NÃO DOI ..NÃO COÇA E NEM SANGRA…OBRIGADA..

  41. Jardis Volpe Says:

    Fabio, adorei a matéria, Parabéns pelo site! está muito bom! bjos

  42. Ronald Says:

    Boa noite Dr. Fabio, tenho uma mancha se é assim que posso chamar ou então sinal como a imagem em cima no meu nariz acho feio pra mim e me deixa minha lto estima em baixo quando vejo minhas fotos, é um lugar que ninguem gostaria de ter, então eu gostaria de saber como posso fazer para retirar essa mancha, se tem algum tratamento, o que o sr doutor me encomendaria fazer. Se vc poder me passar seu email poderia estar mandando uma foto mostrando como é esse sinal no meu nariz. Agradeceria muito se me ajuda-se. E parabens pelo artigo…e como posso manter contato com sr doutor para poder conhecer seu consultorio..abraçoss..

  43. Sophie Says:

    Ola Sr.Fabio, a minha pergunta nao é por assim dizer comum, mas dà sempre para tirar duvidas. Hoje, tirei um sinal com um corta unhas localizado em cima da anca, a pensar obviamente, nao que era um sinal, mas que era uma carraça, pois tenho alguns animais em casa, e aquilo nao me pareceu um sinal à primeira vista. Deitou sangue e tudo, tal como se deitasse se arrancasse um bocado de pele. Sera que devo ficar preocupada??

  44. edineide Says:

    Boa noite Dr fábio. Depois que li essa materia fiquei preocupada porque meu sobrinho nasceu com um sinal bem azul no couro cabeludo de mais 1 cm, atualmente ele ja esta com quase 2 aninhos ate o momento achavamos lindo por ser azul meio cintilante.

  45. Juliana Says:

    Olá, Boa noite!! Retirei hoje um nevuo no rosto que tinha desde que nasci com um pequeno procedimento cirurgico e levei quatro pontos. Gostaria de saber se existe algum alimento que devo evitar comer após cirurgia ou se devo fazer algum tipo de repouso e também se posso ingerir bebida alcoolica moderadamente após cinco dias da cirurgia.
    Obrigada!
    Juliana – RS

  46. Luciana Souza Says:

    Caro Dr. Fábio,
    Fiz uma biópsia em um nevoa azul nas costas, ele tinha 2cm por 3 cm mais ou menos, era roxo com alguns pontos escuros que depois de anos, começou a coçar. é de nascença, mas aos 26 anos ele começou a coçar e por isso fui ao dermato. O resultado da biópsia foi negativo para malignidade, mas a cicatriz que ficou da cor da pele, me coça muito, principalmente em dia de sol, e eu sempre uso roupas que cubram, mas a cicatriz fica com se fosse uma bolhae coça demais…representa perigo?

  47. anonimo Says:

    como se faz a remoçao de sinais com a eletro granulaçao?

  48. Gabriela Lima Says:

    Olá, Dr. Fábio!

    Moro em Florianópolis e fiz um a consulta numa das melhores clínicas dermatológicas da cidade, porém o médico me informou que devo retirar três pintinhas somente por prevenção. Estou com muito medo, pois uma delas é pequena e no lábio. O médico disse que não ficarei com cicatrizes, porém não acreditei muito. Retirar sinal do lábio geralmente dá muitos problemas no procedimento e com cicatrizes?

    Obrigada desde já!

  49. celiane Says:

    tenho uma sublinha que nasceu com uma mancha vermelha na parte inferior do labio sei que sem ver e difici de avaliar mas q acha q pode ser

Deixe um Comentário